sábado, 31 de outubro de 2009

Apresentação



Falarei aqui um pouco da tecnologia e seus sub-níveis, que atualmente estão presentes na vida de todos seja com celular, vídeo game, televisão, Radio e etc.
Colocarei mais em foco a tecnologia voltada para a indústria já que em geral, são as indústrias as maiores consumidoras dela, e estão em grande quantidade aqui no vale do Paraíba.
Junto com a tecnologia falarei um pouco sobre o “Trem Bala” que é a mais nova novidade tecnológica aqui no Brasil, e que será construída em breve, para beneficiar a todos e trazer mais praticidade e velocidade para aqueles que viajam muito de um canto a outro e passam horas na estrada.
Além de trazer um pouco do meu conhecimento no assunto não só da tecnologia mas como também sobre um sub-nível chamado “Informática”.





Tecnologia

A história da tecnologia é quase tão antiga quanto a história da humanidade, e se segue desde quando os seres humanos começaram a usar ferramentas de caça e de proteção. A história da tecnologia tem, conseqüentemente, embutida a cronologia do uso dos recursos naturais, porque, para serem criadas, todas as ferramentas necessitaram, antes de qualquer coisa, do uso de um recurso natural adequado. A história da tecnologia segue uma progressão das ferramentas simples e das fontes de energia simples às ferramentas complexas e das fontes de energia complexas, como segue:

As tecnologias mais antigas converteram recursos naturais em ferramentas simples. Os processos mais antigos, tais como arte rupestre e a raspagem das pedras, e as ferramentas mais antigas, tais como a pedra lascada e a roda, são meios simples para a conversão de materiais brutos e "crus" em produtos úteis. Os antropólogos descobriram muitas casas e ferramentas humanas feitas diretamente a partir dos recursos naturais.

A descoberta e o conseqüente uso do fogo foi um ponto chave na evolução tecnológica do homem, permitindo um melhor aproveitamento dos alimentos e o aproveitamento dos recursos naturais que necessitam do calor para serem úteis. A madeira e o carvão de lenha estão entre os primeiros materiais usados como combustível. A madeira, a argila e a rocha (tal como a pedra calcária) estavam entre os materiais mais adiantados a serem tratados pelo fogo, para fazer as armas, cerâmica, tijolos e cimento, entre outros materiais. As melhorias continuaram com a fornalha, que permitiu a habilidade de derreter e forjar o metal (tal como o cobre, 8000 aC.), e eventualmente a descoberta das ligas, tais como o bronze (4000 a.C.). Os primeiros usos do ferro e do aço datam de 1400 a.C.
As ferramentas mais sofisticadas incluem desde máquinas simples como a alavanca (300 a.C.), o parafuso (400 a.C.) e a polia, até a maquinaria complexa como o computador, os dispositivos de telecomunicações, o motor elétrico, o motor a jato, entre muitos outros. As ferramentas e máquinas aumentam em complexidade na mesma proporção em que o conhecimento científico se expande.

A maior parte das novidades tecnológicas costumam ser primeiramente empregadas na engenharia, na medicina, na informática e no ramo militar. Com isso, o público doméstico acaba sendo o último a se beneficiar da alta tecnologia, já que ferramentas complexas requerem uma manufatura complexa, aumentando drasticamente o preço final do produto.

A energia pode ser obtida do vento, da água, dos hidrocarbonetos e da fusão nuclear. A água fornece a energia com o processo da geração denominado hidroenergia. O vento fornece a energia a partir das correntes do vento, usando moinhos de vento. Há três fontes principais dos hidrocarbonetos, ao lado da madeira e de seu carvão, gás natural e petróleo. O carvão e o gás natural são usados quase exclusivamente como uma fonte de energia. O coque é usado na manufatura dos metais, particularmente de aço. O petróleo é amplamente usado como fonte de energia (gasolina e diesel) e é também um recurso natural usado na fabricação de plásticos e outros materiais sintéticos. Alguns dos mais recentes avanços no ramo da geração de energia incluem a habilidade de usar a energia nuclear, derivada dos combustíveis tais como o urânio, e a habilidade de usar o hidrogênio como fonte de energia limpa e barata.

Nos tempos atuais, os denominados sistemas digitais tem ganhado cada vez mais espaço entre as inovações tecnológicas. Grande parte dos instrumentos tecnológicos de hoje envolvem sistemas digitais, principalmente no caso dos computadores.


Informática

O conceito de informática vem da Informação Automática, ela basicamente é um dos protagonistas da evolução tecnológica hoje em dia, pois através dela podemos criar maquinas, programar maquinas, ver um filme, baixar uma musica, entre tantas outras infinidades de tarefas possíveis.
A informática teve inicio as muitos anos atrás antes mesmo do primeiro sistema operacional, mas vamos pular essa parte e ir direto para a criação do primeiro sistema operacional que é o que realmente interessa.
O primeiro sistema operacional a ser criado foi o MS-DOS ou apenas DOS, foi desenvolvido por Bill Gates, Steve Jobs e Paul Allen e obteve um grande sucesso na época mas por causa de um desentendimento Steve Jobs saiu da parceria e fundou a APLLE.
Bill Gates e Paul Allen Prosseguiram com o sistema fundando a Microsoft
Conhecida mundialmente hoje.
Tanto uma como a outra ganharam grande campo nos negócios da área da informática
Mas a Microsoft associou-se a IBM e começou a fabricar computadores com o sistema MS-DOS de fabrica.
Com um tempo surgiu a interface gráfica, e logo veio os primeiros jogos,programas, outros sistemas, uma infinidade de componentes.
E com isso a tecnologia veio inovando cada vez mais trazendo componentes cada vez mais pequenos para os computadores, televisões, Maquinas; Tudo com o auxilio da informática.
Podemos dizer então que para suprir as necessidades que o avanço da tecnologia necessitava, criou-se a informática para acompanhar e aprimorar os mecanismos e componentes eletrônicos.

Curiosidade


Trem bala
Movido a energia elétrica, ele poderá ter um traçado com 518 quilômetros e fazer a viagem entre Rio de Janeiro e São Paulo em cerca de uma hora e meia. Nome oficial ele até já tem: Trem de Alta Velocidade (TAV), mas falta o governo federal fechar seu projeto definitivo, o que pode ocorrer agora em abril.
Depois, ainda é preciso abrir uma licitação para escolher as construtoras que farão a obra e muita paciência para vê-lo finalmente correndo pelos trilhos. Na melhor das hipóteses, uma pequena parte do trajeto entrará em operação apenas em 2014. Com base em alguns detalhes divulgados pelo governo e de projetos já estudados pelo Ministério dos Transportes, dá para ter uma idéia de como o nosso trem-bala poderá ser.
Passagens capacidade
Tudo vai depender do tipo de trem escolhido pelo governo. Mas, tomando como exemplo o modelo japonês N700, cada trem seria capaz de levar 546 passageiros em oito vagões, três vezes a capacidade do avião mais usado no Brasil.
Por enquanto, só dá para estimar usando um projeto – da empresa Italplan – aprovado pelo Ministério dos Transportes em 2004, mas depois deixado de lado. Por esse projeto, a passagem sairia por 120 reais.

Videos relacionados ao assunto
entre tecnologia juntamente com a informatica

Um comentário:

  1. Excelente trabalho!!!!

    Muito bem escrito e redigido, parabéns, se precisar de mais material de pesquisa pode me procurar, pois se tem alguém que guarda informação antiga, sou eu.

    Grande abraço!

    Sergio Torrubia

    ResponderExcluir